Saccaro: 70 anos de história em mobiliário de alto padrão

De Caxias do Sul para o mundo: conheça a história da empresa brasileira na área de mobiliário de alto padrão e os planos de crescimento para 2018

Com 70 anos de história – 30 deles com design autoral – a Saccaro tornou-se referência nacional em mobiliário de alto padrão. Em 2017, a marca consolidou a abertura de seis novos pontos espalhados pelo Brasil, além da sua primeira loja em Bogotá, Colômbia. Atualmente, a marca está presente em 15 países, com mais de 60 pontos de venda.

Seguindo o plano de expansão, a empresa prevê um crescimento de 10% na rede de lojas para 2018. Durante o primeiro trimestre, duas lojas estão no processo de abertura: em São Paulo, capital, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva e em Joinville, Santa Catarina.

No Brasil, são 23 pontos de franquias e mais 16 galerias. Já no exterior, são seis franquias em importantes cidades, como na Cidade do México, Miami e Santa Cruz de La Sierra, além das 16 galerias sediadas na Angola, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Congo, Costa Rica, Emirados Árabes, Estados Unidos, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

Para saber mais sobre a Saccaro e como uma pequena produção artesanal em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, se transformou em uma extensa rede de lojas e galerias distribuídas pelo mundo, conversamos com Fábio Boldo, Diretor de Mercado. Confira a seguir um pouco mais desta história.

Vamos falar primeiro sobre a Saccaro. Quando surgiu? Como foi o começo?

Já faz um pouco mais do que sete décadas que a Saccaro iniciou sua trajetória no setor moveleiro. Partindo de uma pequena produção artesanal em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, a empresa se transformou em uma extensa rede de lojas e galerias distribuídas por todo o país e pelo mundo. Sua história é marcada pela criação de móveis e objetos, assinados com muita brasilidade e sofisticação, que fizeram da marca uma das maiores referências nacionais.

Atualmente, a marca está presente em 15 países, com mais de 60 pontos de venda. No Brasil, são 23 franquias e mais 16 galerias. Já no exterior, são 6 franquias em importantes cidades, como na Cidade do México, Miami, Doral, Santa Cruz de La Sierra e Bogotá, além de galerias sediadas em diversos países da América Latina, Europa e Ásia.

Quem é seu público-alvo e como vocês se diferenciam de outras lojas do ramo? O que vocês fazem que é totalmente diferente da maior parte dos concorrentes?

O público-alvo da marca são consumidores de alto padrão, que valorizam design e buscam a diferenciação. Todas as peças da marca são assinadas por designers parceiros ou pela equipe de nosso Studio de criação.

Hoje temos concorrentes com foco de atuação semelhante, alguns mais focados em design, outros em projetos. Porém, o que diferencia nossa marca é a tradição que a mesma carrega e a história que imprimimos em cada produto. Cada peça tem uma inspiração, um conceito que agrega valor ao espaço em que a mesma é utilizada.

Vocês têm Missão, Visão, Valores bem definidos? Se sim, quais são?

Fábio Boldo, Diretor de Mercado da Saccaro

Temos sim. Seguem abaixo:

Missão: Surpreender com produtos diferenciados e serviços de excelência, que satisfaçam o consumidor pela funcionalidade e valorização estética do seu habitat.

Visão: A marca mais desejada e preferida pelos consumidores de alto padrão em design de produtos e ambientes.

Negócio: Design Habitat – Criado com a missão de traduzir, por meio da experiência, os desejos dos consumidores. Percebemos que o design é um dos meios possíveis de revelar desejos, sentimentos e emoções que às vezes nem conseguimos expressar. O conceito de cada criação compõe a filosofia da marca de oferecer um habitat do design.

Valores:

  • CRESCIMENTO SUSTENTADO– desenvolvimento das pessoas; atualização tecnológica; gestão (qualidade da gestão + gestão da qualidade); produto; equilíbrio financeiro (manter a capacidade de pagar em dia).
  • HONRAR COMPROMISSOS– cumprir o contratado.
  • RELAÇÕES SAUDÁVEIS– lealdade aos nossos valores; cumprir o contratado; respeito mútuo; comunicação clara e transparente.
  • BUSCA CONTINUADA DE EXCELÊNCIA– produtos e serviços; qualidade na gestão; pessoas e processos.
  • NOSSA IMAGEM– percepção interna representativa do que os diversos públicos com os quais nos relacionamos pensam sobre a empresa.
  • INOVAÇÃO– fazer diferente, criar, fazer o melhor para surpreender.
  • PERSEVERANÇA– conservar-se firme e constante, perseguir, prosseguir, continuar.

Quais foram as maiores dificuldades nestes últimos dois anos, com a economia em recessão?

Estes dois últimos anos foram de muita pesquisa e ajustes em produtos e processos. E, também, de um foco maior na preparação das equipes de vendas, para atuar em negociações com maior nível de exigência.

Quais foram os principais sinais de sucesso que começaram a aparecer, mostrando o acerto da estratégia e modelo de negócio da Saccaro nestes últimos meses?

O aumento do número de lojas, a maior assertividade nos lançamentos da marca e, consequentemente, o aproveitamento comercial.

Fachada Saccaro em Miami

Especificamente em relação a Vendas (que é nosso foco na VendaMais), como vocês treinam a equipe comercial para reforçar seus diferenciais e não cair na guerra de preços?

Nossa matriz de treinamento está estruturada na capacitação de toda a equipe da loja, desde gestão, equipes de vendas até as equipes de apoio (montagem e assistência técnica). Trabalhamos com o MÉTODO DE VENDAS SACCARO, que está estruturado levando em consideração todo o processo da venda, desde abordagem, atendimento, venda de benefícios, negociação, contorno das objeções e pós-vendas.

O que vocês têm feito de especial para atrair novos clientes e que tem funcionado bem?

O atendimento com excelência é o que consideramos uma premissa para atração de clientes. Oferecer não somente o produto, mas uma experiência de compra, que vai desde a visita e experimentação na loja, como o projeto dos espaços do cliente. Visitas pessoais aos escritórios de arquitetura e contatos digitais também fazem parte de nossa estratégia.

 

Fonte: VendaMais

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