Aposentadoria inspirou empreendedora a abrir cafeteria


Deise Gaeta, de 66 anos, se dedica há seis anos ao trabalho na Café com Leite. Empresa do ramo de alimentação, a Café com Leite possui 10 funcionários que prestam o atendimento ao público em geral.

No especial ‘Empreendedoras de Sucesso’ você já conheceu um pouco sobre as opiniões de Deise com relação ao empreendedorismo feminino. Agora, você conhecerá um pouco sobre o case de sucesso que é a empresa administrada por ela em Praia Grande.

Confira a entrevista completa:

Sorvetes e Milkshake - Banana-split (Foto: Arquivo Pessoal)Sorvetes e Milkshake – Banana-split (Foto: Arquivo Pessoal)

Conte um pouco da sua história profissional. Desde quando começou até chegar aos dias atuais.
Eu comentava com os meus amigos que quando fosse me aposentar iria abrir um quiosque de café. Fiquei quatro anos sem trabalhar e essa situação estava me preocupando, porque acho que me aposentei muito cedo. Uma tarde estava no shopping da Praia Grande e fui apresentada por uma amiga para dois rapazes, que tinham uma cafeteria e estavam vendendo. Achei a ideia muito boa e comecei a ir ao shopping em horários alternados, para ver o fluxo de clientes. Conhecia um pouco de administração, mas nada de cozinha, portanto precisava de um sócio. A princípio não achei ninguém e deixei para lá.

Alguns meses depois, encontrei um dos proprietários e este disse para que eu fizesse uma proposta. Coincidência ou não, a Claudia saiu do emprego no hospital e juntas fizemos uma proposta, que foi aceita.  A sociedade estava criada, porém uma analista de sistema e uma enfermeira tinham acabado de cair de paraquedas em uma cafeteria, mas para nossa sorte, juntou-se a nós uma amiga, a Elisângela, que é chef de cozinha, que nos auxiliou bastante e tornou-se uma grande parceira. Nenhuma tinha experiência com comércio, mas procuramos o melhor de cada uma.

Eu fiquei com a parte administrativa, a Claudia com o treinamento dos funcionários e a Elisangela com a cozinha e o cardápio. Fizemos um curso básico de barista e depois fomos aperfeiçoando. Trabalhamos durante oito meses e fechamos para reforma. Criamos um ambiente mais com a “nossa cara´´, um ambiente mais funcional e mais clean.

Quais as principais dificuldades encontradas?
Formar a equipe foi e continua sendo uma grande dificuldade porque as pessoas não têm comprometimento.

A vida empresarial é composta de metas e desafios. Como fazer para se reinventar e aumentar seus resultados?
Temos buscado cursos, feiras, eventos e estamos constantemente oferecendo novidades para os nossos clientes.

Espresso e Salgados - Panini (Foto: Arquivo Pessoal)Espresso e Salgados – Panini (Foto: Arquivo Pessoal)

Qual o seu diferencial para outras empresas do mesmo ramo?Oferecemos produtos com qualidade e alguns exclusivos na Baixada Santista, sendo a maioria feitos na própria cafeteria. Treinamos os nossos funcionários para darem um excelente atendimento.

É possível vencer um momento de crise, como o enfrentado pelo Brasil atualmente, sem sofrer danos na estrutura empresarial?
É difícil, mas possível. Temos trabalhado para aumentar as nossas vendas e estamos mantendo a mesma quantidade de funcionários.

Qual a importância dos seus colaboradores para o seu sucesso?
Muito grande. Para isso, eles são treinados pela Claudia para que todos atendam os clientes da mesma forma. Sempre falamos para eles, que quem paga o salário deles é o cliente, e não nós, portanto eles precisam conquistar novos clientes, além de manter os atuais. Eles precisam ficar atentos para não perder vendas.

Qual o segredo, se é que existe um, para se manter no topo?
Trabalho, trabalho e trabalho.

Você tem planos para, futuramente, expandir os seus negócios? Como?
Sim. A nossa visão é estar entre as melhores cafeterias da Baixada Santista e expandir os nossos negócios por meio de lojas próprias.

Deise Gaeta é dona da Café com Leite. A loja fica na Avenida Ayrton Senna da Silva, 1511, no Intermares, em Praia Grande. Para entrar em contato, o telefone é o (13) 3473 4824.

Cafe com leite (Foto: Arquivo Pessoal)Cafe com leite (Foto: Arquivo Pessoal)

Fonte: Globo.com

 

Related Posts

Deixe um comentário

*